"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

36,5% DA POPULAÇÃO ENFRENTA CONGESTIONAMENTOS


No Brasil, de 2000 a 2010, a frota de veículos cresceu 90,9% a mais que a população

Os congestionamentos no tráfego de veículos atingem a 36,5% da população brasileira, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desse total, 20,5% da população fica retida no trânsito sobre rodas mais de uma vez por por dia, enquanto que 16% dela enfrenta um engarrafamento por dia. Já os quem nunca ficaram paralisados são 31%.

A pesquisa do Ipea, Sistema de indicadores de percepção social: mobilidade urbana, descarta no Nordeste e no Centro-Oeste quen a população enfrente trânsito pesado. As regiões onde as pessoas ficam mais tempo no congestionamento são o Sul, 21,9%, e o Sudeste, 21,6%.

O transporte público, principalmente o ônibus, é o meio de locomoção mais usado nas cidades, com 44% dos brasileiros deslocando-se dessa forma. O segundo veículo mais usado é o carro, com 23,8%, seguido pela motocicleta, com 12,6%.

O levantamento preparado com 2.770 famílias constatou que 12,3% se locomovem a pé. De acordo com o estudo, 27,5% da população não usa transporte integrado, apesar dele existir; 33,2% utilizam integração entre ônibus e 4,9% alternam ônibus e metrô. A rapidez é o fator que mais influencia o usuário na escolha de seu meio de transporte, segundo 32,7% dos entrevistados; seguido do preço, 14,8%; do conhecimento do usuário do tipo de transporte, 10,5%; da facilidade de utilização, 8,3%; e do horário adequado à necessidade do usuário, 5,7%.

O estudo indica também que 19,8% da população considera o transporte público muito ruim; 19,2%, ruim; 31,3%, regular; 26,1%, bom; e 2,9%, muito bom.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O problema dos congestionamentos nas vias urbanas tem se agravado nos últimos anos com o crescimento da frota de veículos. Aliado a isso as grandes cidades tem negligenciado quanto ao planejamento urbano, o que piora a situação.

Fonte: O POVO online - 25/01/2011.