"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EM 13 DIAS AMC REBOCA MAIS DE 100 VEÍCULOS POR INFRAÇÕES DE ESTACIONAMENTO



Após 13 dias, do seu inicio, a operação "Trânsito Livre" da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) já rebocou 102 veículos, uma média de cinco por dia, e 993 multas foram aplicadas. Mesmo com um número alto de flagrantes os agentes da Autarquia não observaram diminuição no número de carros e motos estacionados irregularmente.

"Nesta semana, a operação visitou todos os pontos, por onde o reboque passa, pela segunda vez e notamos que ainda não houve impacto sobre a população", explicou o gerente operacional da AMC, Disraelli Brasil.

Ele disse que um dos principais motivos para a falta de mudança na atitude dos motoristas é porque a grande maioria dos locais, por onde a operação passa, é corredor onde existe muito comércio e por isso as pessoas que passam no local, hoje, não são as mesmas que vão transitar em outros dias.

O único momento em que os agentes da Autarquia perceberam um movimento, dos motoristas, para retirar os veículos estacionados de forma irregular é quando o reboque chega nas ruas ou avenidas e vários motoristas correm para não ter o seu carro levado pela AMC, explicou Brasil.

Segundo o gerente operacional, o período de chuvas junto com o grande número de obras na cidade já prejudicam o trafego, ao adicionar os carros estacionados em local proibido o problema acaba ficando cada vez maior. "Estamos desobstruindo as vias de Fortaleza para não prejudicar o trânsito".

Brasil afirmou que a população está aceitando bem a operação "Trânsito Livre" pois sabem que vai trazer resultados positivos para todos e por isso espera, que a partir de agora, as pessoas já pensem melhor antes de parar em local errado.

Dois reboques estão sendo utilizados pela Autarquia para o cumprimento do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CBT), o qual prevê aplicação de multa e remoção do veículo. Com a operação trânsito livre, a AMC objetiva reduzir quantidade de infrações.

Os reboques levarão os veículos até a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), onde o infrator terá até 48 horas para conseguir recuperar o seu automóvel. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 84,13 e o motorista também vai perder quatro pontos na Nacional de Habilitação (CNH).

Após esse período será cobrada uma "taxa de estadia" caso o condutor não procure o carro no Detran. Se em 90 dias o proprietário ainda não tiver recuperado o veículo, este poderá ser leiloado.

Em 2010, o artigo 181 foi o campeão de infrações, de acordo com dados da AMC. A soma das infrações cometidas em desacordo com os 19 itens que compõe o artigo resultou na aplicação de 75.954 multas.

"Os carros parados em local irregular atrapalham muito o trânsito que já é ruim. A AMC está certíssima em realizar essa operação", afirmou o empresário Evaldo Pires.

Ele comentou que os cearenses costumam ser mal educados quando estão ao volante e por isso existam tantos carros rebocados em pouco tempo. "Infelizmente, hoje, é preciso uma reeducação nos velhos, novos e futuros motoristas de nossa cidade antes que fique impossível transitar", completou.

Fonte: DN, 10.02.2011 (com pequenas alterações)