"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DIREÇÃO: CUIDADOS COM A POSTURA


Clique na imagem para ampliar

Especialistas explicam: a posição mais adequada para se dirigir, nem sempre, é a forma mais confortável


O uso do banco “deitado” e bastante afastado do volante pode causar danos à saúde do motorista. Profissionais do volante, que costumam dirigir o dia inteiro, devem ficar atentos às dicas - assim como os motoristas comuns.

Você sofre de dores no pescoço? Tem dores lombares? Tendinite no ombro? A causa de todos esses problemas pode estar dentro do seu carro.

A posição do banco do motorista tem que estar adequada para evitar riscos e danos à saúde. Nem sempre uma posição supostamente mais confortável é o ideal para dirigir.

“É muito comum o motorista sentir dores. É comum, principalmente, taxistas que passam o dia todo trabalhando”, ressalta o fisioterapeuta George Costa. O uso frequente do carro, sobretudo com o banco em posição incorreta, motiva as dores e pode causar lesões mais avançadas.

George explica a posição correta. Segundo ele, é necessário que a coluna lombar fique apoiada no encosto da poltrona. Além disso, diz o fisioterapeuta, os braços devem ficar flexionados em 30 graus, preservando assim uma distância entre o volante e o condutor.

Os membros inferiores também têm posição adequada. De acordo com George, a parte de trás do joelho deve ficar apoiada no assento - evitando assim que o motorista guie com os joelhos afastados do banco. Com esta posição, o motorista deve apertar o pedal da embreagem, para a troca de marchas, sem a necessidade de fazer força.

Um dos principais pontos a serem obedecidos pelo motorista é em relação à inclinação do banco. De acordo ainda com George, o banco deve ficar inclinado em pouco mais de 90 graus, evitando assim que o motorista guie “deitado” ou mesmo inclinado sobre o volante.

Parte dos profissionais do volante, como taxistas ou caminhoneiros, usa no banco do carro um acessório em forma de bolinhas de madeira ou os assentos magnéticos.

George Costa enfatiza que o equipamento pode ter efeitos positivos. “Aquilo ali pode de certa forma eliminar os pontos de pressão e relaxar a musculatura”, afirma.

Fonte: O POVO ON LINE, Acesso em 16.02.2011 (com pequena adaptação).