"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

UNIDADE DE TRÂNSITO DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE PORTUGAL


A Unidade de Trânsito da Polícia de Segurança Publica de Portugal tem como objetivo disciplinar as atividades de trânsito dos grandes centros urbanos do país. Atuando fundamentalmente nas áreas urbanas as unidades de trânsito da PSP tem suas atividades semelhantes ás atividades realizadas pelo CET e pelo CPTRan da PM de São Paulo. Os guardas atuam na sinalização viária, atendimento de ocorrências e fiscalizações de trânsito, dentro da jurisdição urbana. Em relação às áreas rurais e às rodovias, a atuação é reservada à Guarda Nacional Republicana, órgão militar com atividades de polícia, exercendo, dentro de suas atribuições o policiamento rodoviário em Portugal.


História e estrutura da Polícia de Segurança Pública

A PSP tem origens antigas que remontam aos antigos Quadrilheiros da Idade Média, à Intendência-Geral da Polícia da Corte e do Reino (onde advém a Guarda Nacional Republicana), criada em 1780 e à Polícia Civil, criada em 1867, data esta considerada a oficial na fundação da PSP. Com o passar dos anos, a Polícia de Segurança sofreu diversas transformações estruturais até atingir o modelo de gestão atual, onde encontra-se presente em todos centros urbanos.
A organização da PSO não obedece um regime militar de fato, como a GNR, onde a hierarquia não adota as patentes militares, sendo dividida em Superintendente-chefe, Intendente, Subintendente, Comissário, Subcomissário, Chefe principal, Chefe, Agente principal e agente. Além das patentes acima, existem patentes específicas para os alunos da escola de polícia, considerados Aspirante a Oficial ou Cadete. Entre o armamento utilizado destacamos as Glocks, Sig Sauer e HK MP5. A PSP é subordinada ao Ministério da Administração Interna do governo de Portugal.


Atividades

Entre as diversas atividades desencadeadas pelos policiais da Unidade de Trânsito, destacamos o controle de velocidade por radar, fiscalização de veículos e condutores, controle de alcoolemia, bem como as fiscalizações diversas de segurança. E sobretudo, a PSP também atua no atendimento de acidentes de trânsito elaborando as ocorrências pertinentes ao sinistro. Atuam também na prevenção da criminalidade geral e organizada, prevenção do terrorismo e na garantia da segurança de pessoas e bens.

Fonte: MUNDO TRÂNSITO