"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 26 de abril de 2011

VALOR DE HONORÁRIOS E TURBINA DE AVIÃO


Achei bacana, por isso reproduzo abaixo, a crônica de autoria do meu amigo Dr. Marcos Duarte, editor da revista jurídica Leis&Letras, com a qual colaboro, vez por outra, escrevendo sobre trânsito.
Segue o texto para reflexão dos especialistas (nas mais diversas áreas do conhecimento) e, também, para aqueles que - necessitando dos serviços especializados - apresentam suas demandas a esses profissionais:

Fortaleza, Ceará, Brasil - Quando um cliente acha elevado o valor de meus honorários, às vezes tenho vontade de contar a seguinte estorinha que ouvi de alguém com as devidas adaptações. Dedico este texto ao meu amado e velho pai, excelente mecânico que nunca soube cobrar honorários.

Um Airbus A330, de última geração, teve uma pane em terra com 300 passageiros a bordo. As turbinas não funcionavam. Eram duas horas da manhã e nenhum mecânico conseguia a solução.

Alguém lembrou de um velho mecânico aposentado, mas muito bom quando em atividade.
Tiraram o velho da cama e ele prontamente chegou na aeronave somente com uma pequena maleta de ferramentas.

Demorou uns dez minutos olhando aqueles equipamentos muito modernos, computadores sofisticados. Todos desacreditando naquela forma simplória de detectar a parada acidental e repentina dos motores, por defeito de funcionamento.

De repente, o velho mecânico tirou uma chave de fenda muito pequena da maleta e afirmou com humildade:
- Conserto o avião em um minuto e meu serviço custa cem mil reais.

O comandante, do alto de sua arrogância, foi taxativo: O senhor está maluco! Esta aeronave é a mais moderna do mundo, não sabe o que está dizendo, cobrar uma quantia desta com uma chave de fenda na mão!

O velho mecânico já se preparava para ir embora quando o chefe dos mecânicos ponderou que ou deixavam ele tentar ou o avião ficaria retido e todos os passageiros teriam que ser acomodados na cidade, com maiores custos para a empresa.
Após consultarem o departamento financeiro da companhia o serviço foi aprovado desde que o mecânico emitisse nota fiscal de serviços discriminando, exaustivamente, todo o procedimento para justificarem em possível auditoria.

O velho pegou a pequena chave e apertou diretamente um parafuso que estava solto no imenso painel de comando que acionava as turbinas e determinou, já guardando sua preciosa ferramenta: podem ligar.

As turbinas do Airbus A330 roncaram fortes como trovões. Todos aplaudiram.
O velho mecânico sacou um bloco de Nota Fiscal amassado, com carbonos mais amassados ainda. Pediu uma caneta Bic a alguém e escreveu com firmeza:

01. Aperto de um parafuso:……………………………………..…R$ 10,00.
02. Saber qual o parafuso que deveria ser apertado: …….R$ 99.990,00.

Podem passar a grana. E voltou para dormir o sono dos justos.

(Marcos Duarte, advogado por vocação).

Pinçado do blog "direito e informação", do Dr. Marcos Duarte. Disponível em: http://blog.opovo.com.br/direitoeinformacao/valor-de-honorarios-e-turbina-de-aviao/, acesso em 26/04/2011.

Obs.: post dedicado ao meu amigo Sales, da Universal Informática, em Quixeramobim, que (agora estou sabendo) acompanha o blog.