"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

SAIBA COMO PRESERVAR O SEU VEÍCULO E A SUA SEGURANÇA


Carro é para dirigir! Leia o post e reflita sobre os riscos de se realizar outras atividades no interior do automóvel.

O automóvel nos dias de hoje passou a ser muito mais que um simples meio de transporte, devido ao trânsito das cidades e à falta de tempo no dia a dia. Um estudo indicou que o brasileiro passa em média um mês inteiro dentro do carro no período de um ano. Por isso, tornou-se comum comer, beber, falar ao telefone celular e até assistir a filmes no interior do veículo. Mas realizar outras atividades dentro do carro pode trazer riscos à saúde, aos demais motoristas de trânsito e ao próprio carro. No Brasil, não há nada que envolva mais mortes do que acidentes de automóveis e sua grande maioria poderia ser evitada com maior atenção e cuidados.

Ao dirigir, praticamente todas as informações necessárias para administrar riscos estão relacionadas à visão. Mas nem sempre o foco do motorista é o trânsito. Apesar das leis proibirem o uso do telefone celular ao dirigir, os usuários se arriscam ao atenderem e fazerem ligações, e ao enviarem mensagens de texto enquanto dirigem.

"Utilizo o celular, mas reconheço que interfere na direção, de modo que dificulta a atenção na velocidade e nos carros ao meu redor. O uso se faz necessário para mim, que tenho familiares que dependem da minha carona no dia a dia, mas o certo seria parar o veículo ou mesmo não atender. Não envio mensagens SMS, pois não tenho coordenação para tal, mas se tivesse, confesso que faria o uso", conta Felipe Assis, 26 anos.

O ideal em situações como a descrita, de indispensabilidade do uso do celular, é parar o veículo em local apropriado e então fazer ou receber as ligações e preferencialmente breves. "Mesmo assim deve-se evitar esse tipo de uso. Mas o maior problema são os acidentes envolvendo veículos em que o condutor utilizava o celular com carro em movimento. Não temos um número exato, pois os casos são inúmeros. Por isso, o Detran proíbe a utilização do aparelho telefônico de qualquer forma, sob pena de multa", alerta Rômulo Augusto, Diretor-Geral Adjunto do Detran/DF.

Outra atividade que prejudica a visão na direção, especialmente a das mulheres, é uso de maquiagem. Os espelhos dos veículos são pequenos, se posicionam em locais pouco práticos para a autovisão e a incidência de luz é baixa. Estes acessórios não foram desenvolvidos para esta finalidade, o que resulta em retoques mais complexos do que deveriam ser, gerando muitas vezes resultados indesejados.

Alimentação no carro: prejuízos no trânsito e na saúde.

Você já bebeu ou comeu dirigindo? O ato de beber e/ou comer no interior do carro tem se tornado cada vez mais comum. Os fabricantes oferecem opções de acessórios para que haja mais conforto ao ingerir alimentos. Mas os alimentos podem trazer danos ao automóvel e à saúde do condutor. Os resíduos que ficam nas maçanetas, no volante, na alavanca de câmbio, nos bancos e nos botões do rádio acumulam germes capazes de provocar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia, entre outros riscos à saúde.

Por isso, evite comer no automóvel. Este cuidado ajudará na preservação do seu veículo, prevenindo contra manchas de líquidos e gorduras nos assentos. E faça a limpeza do interior do veículo regularmente. O costume cada vez mais usual de se realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo é uma característica dos tempos atuais. Mas a saúde e a segurança devem ser prioridades, independentemente do que se esteja fazendo. Com relação ao automóvel, torna-se ainda mais importante a atenção e o foco, já que não é apenas a vida do condutor, mas também a de passageiros e demais usuários das vias no trânsito que estão em jogo. Dessa forma, contribui-se para evitar problemas de saúde e para manter a conservação do seu veículo.

Fonte: CAIXA SEGUROS, disponível em , acesso em 20.07.2011