"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

TER CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NÃO SIGNIFICA SER BOM MOTORISTA


Desinformado e mal-educado, o condutor brasileiro insiste em criar suas próprias regras e, por isso, causa acidentes

Estudo do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito (INST) demonstra como o ser humano corre perigos que poderiam ser evitados se não fosse nossa teimosia em achar que o ruim só acontece com os outros.

O albatroz mergulha à velocidade que mais lhe convém para apanhar um peixe. O morcego dá guinchos ultrassônicos para descobrir se está perto ou longe de um obstáculo. Mas o homem, cujo organismo não tem nenhum velocímetro embutido, depende praticamente só dos olhos para calcular se corre perigo quando dirige seu automóvel. Diariamente, milhões de pacatos cidadãos ligam o motor do automóvel e saem de casa rumo a estatísticas, transformados em verdadeiros monstros atrás do volante. Por isso, diz o estudo: ter carteira de habilitação não significa ser bom motorista.

Por mais que se tenha esforçado nas aulas da autoescola, ao enfrentar o complicado trânsito da cidade ou mesmo uma estrada movimentada, o condutor precisa entender que a experiência ensina a dirigir melhor, mas o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, principalmente, ao próximo, é atitude cotidiana. Por esta razão, hoje, 25 de julho, o dia é do motorista, entretanto órgãos de trânsito aproveitam a data para conscientizar a sociedade da necessidade de restaurar a paz no trânsito. Na visão do presidente da Associação dos Psicólogos de Trânsito do Ceará, José Wagner Paiva, não existe cidadão educado somente para o trânsito, e sim para a vida. "Aí se inclui o respeito ao meio ambiente, às leis em geral e não querer levar vantagem em tudo", salienta.

A diretora da Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE, Ana Cláudia Reis Sales, destaca que educar e conscientizar a criança desde cedo é uma das saídas a longo prazo para reduzir as tristes estatísticas. Por isso, o órgão mantém uma escolinha para o futuro condutor. Por dia, 100 crianças são orientadas a serem bons motoristas.

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE, edição de 25.07.2011