"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

EVENTO REÚNE AMANTES DO FUSCA


Fortaleza recebe o 3ª Encontro Anual de Fuscas e derivados, mas evento é também aberto a amantes multimarcas rodas e contará com participação de diversos clubes de automóveis do Estado e região.

Um fim de semana de festa para quem faz do carro seu melhor amigo. Este é o clima que envolverá o Parque Del Sol neste fim de semana para o 3º Encontro Anual do Planeta Fusca, um blog que surgiu com o intuito de ser um ponto de encontro para os amantes da marca e que, com o tempo, acabou se tornando um porto seguro para os apaixonados por automóveis antigos e bem conservados.

Com mais de 6 mil acessos diários, o Planeta Fusca virou uma referência para divulgar o que envolve o mundo automobilístico do Oiapoque ao Chuí, com notícias e informações tupiniquins enviadas semanalmente aos organizadores, o casal Fred Guilhon e Izabel Romcy - que estão à frente deste terceiro encontro. Segundo a organizadora, tudo começou a partir das matérias enviadas ao blog mostrando a repercussão de encontros semelhantes em outros Estados do país. "Vimos que as pessoas gostam, fazem novas amizades, discutem sobre os veículos e decidimos criar algo neste sentido em Fortaleza", diz.

Apesar de o primeiro Encontro do Planeta Fusca ter sido direcionado apenas para os carros da marca e derivados (Kombi, Variant, Brasília etc), o segundo já foi mais ousado e aberto para os multimarcas. "Primeiro porque foi um pedido dos próprios colecionadores de outras marcas e segundo porque conseguiríamos abranger um público ainda maior. Foi um sucesso absoluto", confirma Izabel Romcy.

A primeira edição aconteceu em 2009, na Casa de José de Alencar. Em circunstância da ampliação do público-alvo, o segundo evento, ano passado, migrou para o kartódromo do Eusébio e, desta vez, será o Parque Del Sol, em Fortaleza, o palco para a solenidade. "Estamos em parceria com uma incorporadora que tem uma grande área no local, com 15 prédios, área de lazer para crianças, restaurante e vigilância 24 horas. Além de conforto, queremos oferecer segurança para os participantes", salienta Guilhon.

Paixão

Além de divulgadores do universo Fusca, o casal Fred e Izabel não foge à regra dos amantes do carro e também possuem um, modelo 85, adquirido há cinco anos. "Nosso Fusca estava bem ´ruinzinho´ quando compramos. Era cafona e precisou ser reformado. Hoje, é um carro que não venderia nem por R$ 30 mil", afirma Izabel. Para ela, o primeiro carro de uma pessoa tem de ser um Fusca. "É diferente dos outros, é uma paixão nacional. O Volks tem uma história íntima com o povo brasileiro. É o carro do pobre, do rico. Até mesmo bons colecionadores sabem que mesmo tendo carros raríssimos, precisam de um Fusca".

Programação

Para quem gosta de automóveis antigos ou de colecionadores o 3º Encontro é um prato cheio. O evento terá início às 9h de sábado, dia 17, com uma programação diversificada. Samba de mesa durante o dia e, na parte da tarde, sertanejo classe A. No domingo, som mecânico e a premiação das cinco categorias que serão avaliadas durante o encontro: fusca mais bonito e mais conservado; esportivo, multimarca e derivado mais bonitos.

O Parque Del Sol conta com restaurante, playground para crianças e até área de zoológico. "Além disso, muita segurança. Teremos vigilância 24 horas para os visitantes e expositores que quiserem deixar o carro pernoitar no local", esclarece Izabel Romcy. Vários clubes de automóveis já confirmaram presença, mas ainda há possibilidade de se inscrever. A taxa é R$ 20 e dá direito a camisa e adesivo. "Esperamos cerca de 4 mil pessoas e estamos certos de que alcançaremos esta marca", finaliza a organizadora.

DIÁRIO DO NORDESTE
RODRIGO COIMBRA
REPÓRTER

Mais informações

3º Encontro do Planeta Fusca
Dias 17 e 18, à partir das 9h
Parque Del Sol - Cid. dos Funcionários
Inscrições: (85) 8790-2677
Site: www.planetafusca.blogspot.com