"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CEARÁ: NÚMERO DE MORTES NO TRÂNSITO CRESCE 56%


O Ceará é um dos Estados em que a maioria dos acidentes de trânsito está relacionado com o consumo de álcool

Os números de acidentes no trânsito acontecidos no Ceará preocupam. Pesquisa realizada pelo Núcleo de Planejamento e Controle do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), em 2009 e 2010 revela um aumento de casos. Em 2009, foram 10.570, enquanto em 2010, 13.120, ou seja, incremento de 24,12%.

Houve também aumento no número total de acidentes com vítimas. Em 2009, o Detran registrou 497 mortes. Já no ano passado, 779 óbitos, registrando aumento de 56,74%. Com relação aos feridos, o aumento foi de 18,95%. Em 2009, foram 5.926, e em 2010, 7.049.

Campanha

Com a realização de atividades educativas, o (Detran-CE) e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), iniciaram, na manhã de ontem, a Semana Nacional de Trânsito.

Este ano, a campanha, que vai até o dia 25, tem como tema "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011 - 2020. E através desta, foi lançado o desafio pela Organização das nações Unidas (ONU) e estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) firmando meta para a redução em 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito durante os próximos dez anos.

No Brasil, em 2009, segundo estimativa, morreram 35 mil pessoas por acidentes no trânsito. Preocupado com o dado, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), firmou com capitais e municípios, Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito (Parada).

Como parte das mobilizações para se conseguir atingir a esta meta de redução, o Detran-CE fez abordagem educativa, na Av. Santos Dumont, com seus educadores distribuindo material educativo (adesivos) contendo mensagem de "Pare, Pense, Mude", cuja intenção é conscientizar a população sobre a necessidade de mudança de comportamento das pessoas no trânsito.

Alerta

A "Operação Bares" também será desencadeada. Nela, equipes do Detran comparecerão aos bares e restaurantes da Capital e do interior do Estado alertando os frequentadores para o risco de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. Eles colocarão o bafômetro à disposição dos que se interessarem para aferir o índice de álcool que ingeriram.

"É válida esta iniciativa. Os órgãos que fazem o trânsito têm que estar mais presentes nas ruas, estradas e BRs, não só fiscalizando, mas também orientando", disse o motorista Danilo Costa Andrade, de 26 anos.

Agentes da AMC, por sua vez, promoveram blitz educativa na Avenida Leste Oeste, voltada para motociclistas, que receberam dicas de segurança e também foram fiscalizados.

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE, 19.09.2011
- Repórter ADALMIR PONTE

IJF REALIZA 215 ATENDIMENTOS POR VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO NO FINAL DE SEMANA


O Hospital Instituto Dr. José Frota atendeu 215 casos de violência no trânsito neste final de semana, entre sexta-feira (16) e segunda-feira (19). Desses, lideram os casos de acidentes envolvendo motos, com 108 atendimentos. Ainda relacionados ao trânsito, foram 64 atendimentos de vítimas de colisões, 38 de atropelamentos, três vítimas de abalroamento e dois de capotamentos.

Ao todo, o IJF atendeu 1.290 pacientes no fim de semana. O hospital recebeu 44 vítimas de agressões físicas, 14 de lesões por arma branca e 16 por arma de fogo.

Além desses, também chegaram ao hospital 53 vítimas de quedas da própria altura, 28 de picadas de animais peçonhentos, 24 de queimaduras, além de 9 pacientes envolvidos em acidentes na prática de esportes ou ambientes esportivos.

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE, 19.09.2011, com pequenas modificações