"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MOTORISTA DE TRANSPORTE COLETIVO CRIA PROJETO VOLUNTÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO


Há quatro anos, quando surgiu a ideia da criação de um projeto voluntário de educação para o trânsito em João Pessoa, na Paraíba, Luiz Carlos André busca minimizar a violência no trânsito com a mudança na mentalidade e na atitude dos motoristas, pedestres e passageiros.

A ideia do projeto surgiu da sua participação em uma conferência em Brasília, onde uma das salas temáticas do evento tratava sobre mobilidade urbana. Quando retornou a Paraíba, Luiz Carlos conseguiu convencer dois colegas de trabalho a montar este projeto que, em seis meses se transformaria na Ong ETEV “Educar para o Trânsito – Educar para a Vida”.

Atualmente, a ONG conta com 15 voluntários que desenvolvem palestras e ações de uma forma dinâmica e simples para informar, conscientizar, orientar e educar a população. O foco é a educação de crianças, mas o objetivo se estende para toda a comunidade. Para Luiz Carlos, “não nos interessa formar motoristas, mas sim formar cidadãos conscientes no trânsito”.

É através de ações como esta que o Portal do Trânsito quer divulgar a importância do primeiro passo, que deve ser realizado por cada indivíduo. Assim como Luiz Carlos coloca, “sem uma mudança de comportamento e de cultura, não é possível diminuir o número de acidentes que ocorrem no trânsito. Isso deve partir do cidadão comum e não só cobrar dos gestores”.

Desde 2008, quando houve a criação da ONG, Luiz Carlos estima que mais de 10 mil pessoas já tenham passado por suas ações educativas. Regularmente ele e sua equipe passam por cursos de reciclagem para melhoria no desempenho de suas atividades.

O trabalho desenvolvido por ele e por todos os voluntários foi vencedor do 18º PRÊMIO VOLVO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, o maior prêmio da área de segurança e educação para o trânsito do país, chegando a representar a iniciativa inclusive na Suécia.

Trabalhando como motorista de transporte coletivo há 15 anos, Luiz Carlos diz que “a educação, seguida da fiscalização e punição sem dúvida, irá mudar a triste realidade do trânsito no Brasil”. Para isso é necessário apenas o envolvimento de todos.

Fonte: PORTAL DO TRÂNSITO