"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 20 de março de 2012

FILHO DE EIKE TEM 11 MULTAS E 51 PONTOS NA CNH

Thor Batista, que atropelou e matou ciclista, acumulou infrações em 18 meses; apesar da pontuação, ele não perdeu a habilitação

RIO DE JANEIRO - O filho de Eike Batista Thor Batista, de 20 anos, que no sábado atropelou e matou um ciclista na Rodovia Washington Luís, na Baixada Fluminense, recebeu 11 multas nos últimos 18 meses. Acumulou 51 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, mas ainda pode recorrer de duas, que somam 11 pontos. Das outras nove, que totalizam 40 pontos, não é possível reclamar. A pontuação foi divulgada pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Thor obteve a primeira habilitação em dezembro de 2009, quando iniciou um período probatório previsto em lei. Nos 12 meses seguintes, se cometesse qualquer infração, teria de voltar a frequentar um curso de formação de condutores. Entre setembro e dezembro de 2010, o filho de Eike cometeu cinco infrações, todas por excesso de velocidade, somando 21 pontos. No entanto, foi beneficiado pela demora no processamento das multas. Em dezembro de 2010, elas não haviam sido computadas e Thor conseguiu a carteira definitiva.

Depois que o motorista obtém a carteira definitiva, não pode perdê-la em função de multas que apareçam no sistema e sejam referentes ao período probatório. Em 2011, Thor cometeu seis infrações. Contra quatro delas, que somam 19 pontos, não cabe nenhum tipo de recurso.

Segundo a legislação, quem acumula 20 pontos em 12 meses tem a carteira suspensa, mas nesse caso não se pode somar as multas do período probatório com aquelas posteriores à aquisição da carteira definitiva. Thor deveria ter perdido a carteira após a primeira infração durante o estágio. Depois de obter a definitiva, somou 19 pontos dos quais não cabe recurso.

Segundo o Jornal Nacional, a assessoria de Eike informou que o rapaz desconhecia a existência desses pontos em sua carteira e que isso não tem relação com o acidente de sábado.

Indenização. A família do ajudante de caminhoneiro Wanderson Pereira da Silva, a vítima do atropelamento, disse que vai acionar Thor na Justiça pedindo indenização por danos morais e materiais. Silva tinha 30 anos e sustentava mulher e parentes com o salário de R$ 1.400 mensais.

O laudo que pode determinar as causas do acidente será divulgado em dez dias. Hoje, o empresário responsabilizou a vítima pelo acidente e defendeu o filho no Twitter. Thor criou uma conta no microblog para se manifestar sobre o acidente.

A família de Wanderson foi procurada por representantes de Eike. O encontro ainda não tem data. O advogado Cléber Carvalho, que representa a família da vítima, informou que os parentes têm interesse no diálogo, mas querem saber a verdade sobre o acidente. "Mesmo se houver essa compensação pelo sofrimento, ainda ficará faltando a justiça."

Na quarta-feira, Thor prestará depoimento. Ele mantém a versão de que o ciclista atravessou a pista "inadvertidamente." A família da vítima discorda e diz que testemunhas viram o ciclista no acostamento momentos antes. Segundo o advogado, há indícios de que a velocidade do carro era "muito superior" à permitida na via, de 110km/h.

O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio culposo (sem intenção).

Fonte: ESTADÃO

CET UTILIZA RADAR ESPECIAL PARA FISCALIZAR A VELOCIDADE DAS MOTOS

Desde ontem (19), equipamentos móveis monitoram 65 pontos, mas multas só começam na semana que vem

Para apertar o cerco aos motociclistas que trafegam acima do limite de velocidade na cidade de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) colocou nas ruas, desde ontem (19) seis radares-pistola exclusivos para flagrar motos.

Na primeira semana, no entanto, a ação terá caráter educativo. As multas só começarão a ser aplicadas na segunda-feira que vem.

A fiscalização ficará concentrada em 65 vias com maior incidência de acidentes envolvendo motos. Entre elas, as marginais e as avenidas 23 de Maio e Ruben Berta. Serão 150 agentes de trânsito, divididos em três turnos.

A CET já realizou o treinamento de 50 agentes de trânsito e nas próximas semanas outros 100 vão receber treinamento. Para registrar a imagem do motociclista que estiver acima da velocidade, os agentes terão de apontar o radar para a parte traseira da moto, junto à placa. Só será registrada a imagem do veículo que estiver acima do limite permitido.

O valor da multa varia de R$ 85,13 a R$ 574,62, dependendo da velocidade em que o infrator é flagrado.

Ao todo, a CET vai pagar R$ 226,6 mil pelo aluguel dos equipamentos durante um ano. Ou seja, cada radar terá um custo mensal de R$ 3,1 mil.

Na próxima segunda-feira, quando as multas começam a ser aplicadas, a companhia pretende colocar em operação outros 19 radares fixos, que também vão flagrar apenas motociclistas em alta velocidade.

A CET afirma que todas as vias já estão devidamente sinalizadas, com placas de regulamentação de velocidade e informações de que a via tem fiscalização eletrônica.

Em 2010, a CET registrou 478 mortes de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito, um aumento de 11,7% em relação às 428 vítimas de 2009. De acordo com a companhia, a categoria foi a única apresentar aumento no número de mortes em relação ao ano anterior. Os dados de 2011 ainda não foram divulgados.

Fonte: http://www.band.com.br/