"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ACIDENTES COM MOTOS NO ACRE DIMINUEM 18%

A redução coloca o Acre como único Estado a ter redução de acidentes. A frota de motos aumentou no Estado e representa 57% dos veículos.

Os acidentes de trânsito envolvendo motos reduziram em todo o Estado do Acre. De acordo com um levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), em 2011 ocorreram 51 acidentes de trânsito com mortes, envolvendo motociclistas. No ano passado, houve uma redução de 18% , nos acidentes, com 41 mortes.

Esses dados concederam ao Acre, no cenário nacional, o status de único Estado que reduziu os números de acidentes envolvendo motociclistas em todo o Brasil. "As campanhas educativas estão surtindo efeito, os condutores estão sendo melhores capacitados. A parceria entre o governo do Estado através do Detran/AC e as autoescolas têm feito com que os condutores saiam mais preparados", disse a diretora do Detran/AC, Sawana Carvalho. A gestora acrescentou ainda que as fiscalizações tem colaborado com a redução nos acidentes. "A Lei Seca e a Álcool Zero fazem com que o condutor tenha mais respeito na via, além de cuidar da sua própria segurança e é isso que nós queremos", informou.

Mesmo com os dados mostrando resultados positivos, a frota de motos no Acre só aumenta, representa hoje 57% dos veículos que trafegam pelas ruas em todo o Estado. Isso gera uma preocupação para o Departamento de Trânsito, já que os motociclistas são mais vulneráveis para se envolver em acidentes. "Nós queremos que os condutores trafeguem com segurança e com cuidado, pois não é só a vida deles que está em risco, mas sim, a de outras pessoas também", acrescentou a diretora do Detram/AC.

Quem tem razão

Um relacionamento conturbado. Assim é o convívio entre carros e motos pelas ruas e avenidas de Rio Branco. A disputa pelo espaço ou pela preferência é bastante acirrada.

O motociclista Antônio Nascimento diz que os motoristas de veículos não respeitam os motociclistas. "O negócio aqui nas ruas é que a gente dirige pela gente e pelos outros, eles não respeitam", disse.

O professor José Mauro reclama da imprudência dos motociclistas nas ruas da capital. "Eles fazem os cruzamentos em alta velocidade, saem cortando a gente, é muito complicado e perigoso", finalizou.

Fonte: G1 AC. Colaborou Débora Ribeiro, da TV Acre.