"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

segunda-feira, 1 de abril de 2013

VOLVO SEMPRE INOVANDO EM SEGURANÇA: CARRO QUE DETECTA CICLISTAS E PEDESTRES

Vídeo apresentando o novo pedonal e detecção de ciclista e pedestre com autofreio completo. A inovação consiste em uma unidade de radar integrada à grade do carro, uma câmera montada em frente do espelho retrovisor interior, e uma unidade de controle central. A câmera de alta resolução faz com que seja possível detectar o padrão de movimento de pedestres e ciclistas.O radar varre a área frontal do carro. Uma vez detectado um objeto, a câmera confirma se é veículo automotor, bicicleta ou pedestre e "mantém o olho" no objeto. Se a situação se torna crítica com risco de colisão em curso, o carro e ativa o poder de frenagem completa automaticamente. 

COMO MELHORAR A VISIBILIDADE AO DIRIGIR COM CHUVA


Na difícil missão de escrever todas as semanas, por mais de 40 anos, é sempre agradável receber sugestões inteligentes sobre o assunto trânsito, sobre o qual escrevo. Pois foi o que me aconteceu na semana que passou, quando me chegou, por e-mail, esta interessante e útil observação, com o título: “Como dirigir sob chuva forte”. Ei-lo, com o sub-título: Interessantíssimo!
Parece um conselho bastante útil.
Como conseguir boa visão ao dirigir sob chuva forte. Não se sabe o motivo, mas funciona muito bem quando chove muito. É sugestão de um policial que experimentou e confirmou. Também é útil em condução noturna. Nós, motoristas, ligamos os limpadores de para-brisas em velocidade rápida ou máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade continua bastante ruim.
Se você enfrentar tal situação, ponha os óculos de sol (qualquer modelo serve). Parece um milagre! De repente, a visibilidade fica perfeita, como se não estivesse chovendo. Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para ter boa visão em caso de chuva. Você também pode salvar a vida de alguém, repassando esta informação. Experimente. É incrível!
Você ainda verá as gotas no para-brisa, mas não a lâmina de chuva. Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus dos carros à sua frente. Esta pequena dica deveria ser incluída na formação do motorista. É excelente!
E termina com o conselho; “Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que lhe ensinam”. É por causa deste conselho final que me sinto feliz transmitindo, durante tantos anos, o que aprendi e que, agora sei.
Celso Franco, para o Jornal do Brasil

Ps.: este blogueiro ainda não testou a dica, mas irá testá-la na primeira oportunidade.