"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

terça-feira, 2 de abril de 2013

MULHERES SAUDITAS AUTORIZADAS A USAR BICICLETA

Jerusalém - Proibidas de conduzir carros nas ruas do reino, as mulheres sauditas estão a partir de agora autorizadas a andar de bicicleta e de motorizadas, desde que estejam completamente cobertas pela vestimenta tradicional "abaya" e sob supervisão de um guardião masculino.

A notícia, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal saudita "Al-Yawm", foi recebida com ironia pelos ativistas de direitos humanos no país.

"Não é para o transporte, é para a diversão", diz à Folha Zaki Safar.

"Não está relacionada com a questão da direção".

Safar foi um dos ativistas responsáveis pelo movimento Women2Drive, que, em 2011, levou mulheres sauditas aos volantes para desafiar a regra que as proíbe de conduzir, levando diversas delas a prisão.

A proibição de que mulheres dirijam carros, oficializada em 1990, tornou-se um dos exemplos de violação dos direitos das mulheres na monarquia saudita, que aplica uma interpretação conservadora da "Sharia", a lei islâmica, por exemplo, segregando homens e mulheres em espaços públicos.
As mulheres também não podem viajar para fora da Arábia Saudita sem a autorização de um homem da família ou de um tutor.

A permissão para conduzir bicicletas e motocicletas, como nota Safar, vale apenas para o entretenimento.

A direção deve ocorrer em áreas destinadas ao lazer e sob supervisão de um homem. Não está permitido que uma mulher use uma bicicleta como um meio de transporte.

"Mulheres estão livres para dirigir bicicletas em parques e diante do mar, entre outras áreas, desde que estejam vestindo-se modestamente, e um guardião masculino tem de estar presente para o caso de acidentes", disse ao "Al-Yawm" uma fonte do Comité para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício.

As autoridades sauditas advertem as mulheres também para que evitem as regiões que sejam frequentadas por jovens, sob risco de serem alvos de assédio.

Os direitos femininos são um dos temas da tímida abertura saudita. O rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud ordenou que mulheres possam ser candidatas e eleitoras nas eleições municipais e que possam participar do conselho consultivo saudita.

Fonte: Agência Angola Press.

RÚSSIA: RICOS USAM AMBULÂNCIA COMO TÁXI PARA BURLAR FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO


A polícia de Moscou começou a investigar ambulâncias após receber denúncias de que veículos de emergência estavam sendo modificados e alugados para servir de táxi para empresários ricos que utilizavam a prioridade de locomoção delas para burlar os intensos engarrafamentos da capital russa, informa o site canadense National Post.
De acordo com o site, companhias anunciam na internet o aluguel de ambulância-táxis por 6 mil rublos (cerca de R$ 390) por hora. As publicidades prometem o uso da sirene para evitar o trânsito e entregar empresários em reuniões a tempo.
"Durante uma patrulha, um carro médico foi parado porque estava infringindo as leis de trânsito", disse um policial ao jornal local Izvestiy. "O motorista parecia estranho, e não se assemelhava a um motorista de ambulância. Os policiais abriram o veículo e viram que o interior estava decorado como uma limousine de luxo, com assentos confortáveis para transportar passageiros VIP", acrescentou o oficial.
Moscou enfrenta diariamente grandes engarrafamentos nos horários de deslocamento de ida e retorno do trabalho. As dificuldades de trânsito levaram o presidente Vladimir Putin a anunciar em outubro que passaria mais tempo trabalhando em sua residência de Novo-Ogarevo, nos arredores da capital, para evitar que a sua escolta provocasse ainda mais transtornos ao trânsito. Recentemente, o primeiro-ministro Dmitri Medvedev anunciou que passaria a andar mais de helicóptero.