"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

domingo, 15 de setembro de 2013

ESTA VAGA NÃO É SUA NEM POR UM MINUTO!

O vídeo abaixo é sugestão de meu amigo Saraiva Leão. Trata-se, com certeza, de um material que, por si só, nos remete a uma boa ponderação sobre os nossos direitos e os nossos deveres do trânsito. Reflexões e comentários mais aprofundados deixo por conta dos leitores do blog.

VOLKSWAGEN ACABA DE SE TORNAR A MARCA AUTOMOTIVA MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO

Pela primeira vez, o Grupo Volkswagen foi apontado como o fabricante de automóveis mais sustentável no ranking mundial das empresas líderes em sustentabilidade.
O RobecoSAM AG classificou a empresa como o Grupo Industrial líder do setor de automóveis e componentes na análise deste ano do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).
A análise abordou o desempenho de sustentabilidade econômica ambiental e social de um total de 31 empresas automotivas, sete delas da Europa, com referência a critérios como estratégia de proteção ao clima, gestão de inovação e responsabilidade social corporativa.
O presidente do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, comentou: "Esta distinção é um verdadeiro marco em nosso caminho para se tornar o líder em mobilidade verde. Vamos dedicar toda a nossa energia para o estabelecimento permanente do Grupo Volkswagen como o fabricante de automóveis mais sustentável do mundo."
O presidente do Conselho Geral dos Trabalhadores do Grupo Volkswagen, Bernd Osterloh, disse: "Esta conquista comprova o nosso progresso rápido em orientar sistematicamente todo o Grupo rumo à máxima eficiência energética e de uso de recursos. Este sucesso é, sem dúvida, atribuível a toda a equipe. Vamos continuar a focar na gestão sustentável - em toda a cadeia de valor."
Para os investidores financeiros, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade é a referência mais importante para se medir o desempenho das empresas mais sustentáveis do mundo.
Graças às melhorias realizadas em todas as áreas, a Volkswagen conquistou a liderança em sustentabilidade, sendo inserida nos privilegiados Índices Dow Jones de Sustentabilidade mundial e europeu.
Os peritos do RobecoSAM concederam ao Grupo Volkswagen 89 dos 100 pontos possíveis, destacando conquistas como "os grandes esforços para melhorar o consumo de combustível dos veículos", no contexto das metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2, e o compromisso de metas de sustentabilidade na Estratégia 2018.
Notas máximas foram atribuídas ao Grupo Volkswagen em muitas áreas, tais como o sistema de gestão ambiental da empresa, gestão de riscos e engajamento positivo na comunidade.
Coincidindo com o novo ranking no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, o Grupo Volkswagen também obteve uma melhora significativa na visão do Projeto de Carbono Divulgado (CDP).
De acordo com o Relatório de Alterações Climáticas: CDP Global 500 2013, que acaba de ser publicado, a empresa agora está listada, pela primeira vez, tanto no Índice de Liderança de Desempenho Climático como no Índice de Liderança de Divulgação Climática.
O relatório analisa as iniciativas das maiores empresas do mundo na abordagem de medidas contra a mudança climática.
A classificação da empresa no Nível A de desempenho, com uma pontuação de 99 dos 100 pontos possíveis, confirma que a qualidade dos dados ambientais publicados pelo Grupo Volkswagen é reconhecido como sendo exemplar.
Ao mesmo tempo, os próprios dados de desempenho estão entre os melhores.
Este ano, o Grupo Volkswagen foi um dos signatários de um programa de mudança climática que, segundo o relatório de CDP, foi iniciado por 722 investidores com ativos de US$ 87 bilhões, trazendo transparência ao grande volume de informações sobre as medidas de proteção do clima e permitindo, assim, verificação e auditoria.
O Projeto de Carbono Divulgado (CDP) se descreve como uma organização internacional sem fins lucrativos fornecendo o único sistema global para empresas e cidades para medir, divulgar, gerenciar e compartilhar informações ambientais vitais.