"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"O OBJETIVO É PRESERVAR VIDAS”, DIZ AGUINALDO RIBEIRO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO AIR BAG E FREIOS ABS

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou recentemente (em 18/12), que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de manter a obrigatoriedade do air bag e dos freios ABS para os novos veículos a partir de janeiro de 2014 elevará o padrão de segurança dos veículos. A medida, segundo ele, vai preservar vidas. "Já perdemos muitas vidas no trânsito. Estes equipamentos efetivamente têm contribuído para diminuir as vítimas de acidentes", disse.

O Contran decidiu por unanimidade manter os termos previstos nas Resoluções 311/2009 e 312/2009 para todos os veículos, sem exceção, a partir de janeiro de 2014. "A partir de 2014, nós vamos ter no Brasil um novo momento, um momento de um padrão de veículos que tem segurança. Foi uma conquista de toda a sociedade brasileira", disse. Para o ministro, estes equipamentos são o mínimo a ser feito em termos de segurança veicular. Em outros países, segundo ele, os veículos já saem de fábrica com outros equipamentos como airbags nas laterais.

A decisão do Contran foi provocada por um pedido do primeiro vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Antônio Carlos Megale e do representante do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, para abrir uma exceção para a Kombi, que não tem estrutura para receber os novos itens de segurança e assim teria que encerrar a sua produção.


O ministro Aguinaldo Ribeiro explicou que o Governo Federal já ofereceu em outras oportunidades suporte necessário para a manutenção de empregos na indústria. "O argumento apresentado é justo, mas a segurança e a vida das pessoas não tem preço. Podemos trabalhar para construir uma solução para garantir o emprego, mas a solução para preservar a vida não pode prescindir desses equipamentos", concluiu o ministro das Cidades.


Para conhecer melhor o sistema ABS de freios (
Antilock Braking System, ou Sistema de Freio Antitravamento, em português), recomendo o vídeo abaixo:

Para entender melhor o funcionamento do air Bag, recomendo mais dois vídeos (fazendo a necessária ressalva de que são relativamente antigos e, nesse sentido, algumas informações estão desatualizadas. No geral, entretanto, a explicação é boa):
Para ter acesso às resoluções do Contran mencionadas nesta postagem, utilize o link:
RESOLUÇÕES e clique no número da resolução que deseja acessar. Por fim, uma dica importantíssima: A EXISTÊNCIA DO AIR BAG NO VEÍCULO NÃO TORNA DESNECESSÁRIO O USO DO CINTO DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário