"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

sexta-feira, 24 de abril de 2015

FISCALIZAÇÃO: OS "TRANSFORMERS" DA POLÍCIA FRANCESA

No Brasil, a fiscalização eletrônica de velocidade é sempre um assunto polêmico. O governo se sente no dever de punir velocidades exageradas, aproveita-se disso para arrecadar muito dinheiro (nem sempre investido como deveria) e os donos dos veículos sempre se sentem lesados de alguma forma.

Mas enquanto aqui as opções são radares fixos ou móveis, a policia francesa saltou para um outro nível. Por lá vai entrar em operação a "Iris Viséo", uma viatura para controle do tráfego que se transforma em uma cabine de monitoramento e "multagem" de 3,5 metros de altura.

Como uma espécie de Transformer, o modelo, segundo a Iris, vai do modo carro para o torre em apenas 5 segundos. Com isso, ele pode tanto realizar perseguições pelas vias quanto apenas observar e multar infratores.

Ele pesa 1.900 quilos, sendo que mil quilos são só das baterias elétricas, que permitem ao carro uma autonomia de serviço de cerca e 10 horas ou 100 quilômetros se for no modo carro. A recarga é feita em tomada comum por três horas.
Fonte: Jornal do Carro / Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário