"O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves)

sexta-feira, 24 de abril de 2015

FISCALIZAÇÃO: OS "TRANSFORMERS" DA POLÍCIA FRANCESA

No Brasil, a fiscalização eletrônica de velocidade é sempre um assunto polêmico. O governo se sente no dever de punir velocidades exageradas, aproveita-se disso para arrecadar muito dinheiro (nem sempre investido como deveria) e os donos dos veículos sempre se sentem lesados de alguma forma.

Mas enquanto aqui as opções são radares fixos ou móveis, a policia francesa saltou para um outro nível. Por lá vai entrar em operação a "Iris Viséo", uma viatura para controle do tráfego que se transforma em uma cabine de monitoramento e "multagem" de 3,5 metros de altura.

Como uma espécie de Transformer, o modelo, segundo a Iris, vai do modo carro para o torre em apenas 5 segundos. Com isso, ele pode tanto realizar perseguições pelas vias quanto apenas observar e multar infratores.

Ele pesa 1.900 quilos, sendo que mil quilos são só das baterias elétricas, que permitem ao carro uma autonomia de serviço de cerca e 10 horas ou 100 quilômetros se for no modo carro. A recarga é feita em tomada comum por três horas.
Fonte: Jornal do Carro / Estadão.

TRÂNSITO: FORTALEZA É 2ª PIOR CAPITAL EM SINALIZAÇÃO PARA PEDESTRES

Penúltimo lugar também vai para cuidados com ciclistas e usuários de transporte coletivo. Dados são da Ciclovida
Fortaleza é a segunda pior capital em sinalização para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo. É o que diz o levantamento divulgado nesta quinta-feira, 23, pela organização Mobilize Brasil.

Durante seis meses, 30 cidades de 17 estados brasileiros foram avaliadas por voluntários que atribuíram notas ao que era encontrado nas ruas. Das 14 capitais investigadas no estudo, Fortaleza ficou em penúltimo lugar, com notas entre 1,0 e 1,3 em avaliações para ciclistas, pedestres e transportes coletivos. Manaus teve a pior avaliação, com notas abaixo de 1, e Curitiba, com notas entre 5,2 e 5,5, foi a primeira do ranking.

Para a Mobilize, com a nota média geral em torno de 3,0, o cenário revela o que já era esperado: “a sinalização para pessoas nas cidades brasileiras é precária ou simplesmente não existe”.

Ainda segundo a organização, nas cidades brasileiras, cerca de 70% das viagens diárias são feitas a pé, de transporte coletivo ou de bicicletas, e apenas 30% dos deslocamentos são feitos por meio de veículo individual motorizado. Todavia, a sinalização do trânsito é voltada quase exclusivamente para este último tipo.

O contraste acentua-se na capital cearense, que segundo dados da Mobilize, está entre as cidades de maior sistema de transporte público com maior número de passageiros, e é a quinta em estrutura cicloviária do Brasil.

O documento reuniu 419 avaliações, sendo 150 de sinalização para pedestres, 132 voltadas para ciclistas e 137 avaliações para usuários de transporte coletivo.

Fonte: O POVO.